FRACASSO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA/RS

Aline da Rosa

Resumo


A presente pesquisa refere-se a um trabalho monográfico desenvolvido para o curso de Pedagogia na Universidade de Santa Cruz do Sul, tendo como temática principal o fracasso escolar e suas implicações na prática docente. Trata-se de um estudo de caso, no qual procuramos discutir e refletir as concepções de professoras da rede pública de ensino acerca da temática e propor alternativas afim de diminuir os índices de evasão e repetência nas escolas brasileiras. O objetivo da pesquisa é descrever e analisar as concepções de professores da rede pública de ensino sobre o fracasso escolar em suas relações com o trabalho docente , compreender as concepções teóricas sobre o fracasso escolar , entender o papel da classe social neste fenômeno e compreender o papel das políticas públicas para o enfrentamento deste fenômeno. A pesquisa é de caráter qualitativo, na qual utilizamos como instrumento para coletar dados entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola na zona rural do município de Candelária/RS, além da análise de documentos, observações e anotações de campo. Como referencial teórico procuramos estudar diferentes abordagens que discutiam o fracasso escolar nos mais variados aspectos que o englobam. Abordamos questões relacionadas ao mesmo, trazidas pelas professoras nas entrevistas, como as condições de trabalho, que, segundo elas, interferem de modo significativo na realização do seu trabalho, a relação família e escola, bem como a necessidade de uma parceria entre as mesmas e o contexto da atual política educacional, trazendo uma reflexão relativa as medidas tomadas pelo governo com o objetivo de diminuir os índices de evasão e repetência na escola. Como resultados da pesquisa, ressaltamos que o trabalho docente é uma das alternativas para o enfrentamento do fracasso e a diminuição do baixo rendimento escolar, e que as condições de trabalho interferem na realização do trabalho do professores, assim como as relações entre a família e a escola.


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