INTEGRAÇÃO CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE: CIÊNCIAS AMBIENTAIS E GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS

Eduardo Fortes Gonzalez

Resumo


Nos cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba, é ofertada a disciplina de Ciências Ambientais. O processo de ensino se dá, principalmente, por Seminários sobre temáticas ambientais. Tais atividades objetivam, entre outros, a auxiliar na formação pedagógica e ambiental dos que seguirem a carreira do magistério. Metodologicamente, estes Seminários são constituídos por trabalhos escritos, que embasam as apresentações orais. São entregues de acordo com as Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da UTFPR, seguindo a padronização típica (ABNT). Os trabalhos e outros materiais utilizados (slides, filmes, etc.) são entregues a todos por e-mail, ou de outro modo virtual. No que tange ao enfoque, deve-se iniciar o trabalho com um panorama mundial sobre o objeto de estudo , em seguida, explanar sobre as situações locais (Brasil, Paraná e, se possível, Curitiba). Esta ênfase justifica-se pelo fato de que somente podemos interagir efetivamente no sentido de harmonizar a relação entre a sociedade e a natureza no local onde vivemos. As considerações finais devem trazer indicações de como superar a desarmonia nas correlações entre as sociedades e o ambiente. São as conclusões finais que demonstrarão para os futuros engenheiros e docentes, caminhos sobre os quais podem fomentar a viabilidade socioambiental que se almeja para a manutenção da humanidade em uma relação harmônica com o ambiente. Como resultado, os estudantes têm sido motivados a se aprofundar nos conhecimentos do campo socioambiental. Notam que as Engenharias são decisivas na situação ambiental, pois estes profissionais interferem de sobremaneira no ambiente. Assim, passam a valorizar o gerenciamento ambiental, bem como os aspectos legislativos atinentes ao ambiente e mitigando os aspectos ambientais negativos derivados das atividades antrópicas. Um dos estudiosos de referência para estes procedimentos metodológicos adotados na conjuntura do presente trabalho é Ausubel, com as noções da Aprendizagem Significativa. Neste contexto, o processo educativo é significativo para os discentes, que percebem as interações interdisciplinares ocorrentes entre o meio ambiente onde interatuam e as suas ações específicas no âmbito das Engenharias


Texto completo: Trabalho Completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.