METODOLOGIA DE PROBLEMATIZAÇÃO ATRAVÉS DO ARCO DE MAGUEREZ: QUESTÕES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Aline Soares

Resumo


A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir das políticas de expansão da educação pública dos atualmente, teve um grande crescimento no Brasil, com isso promoveu o gradativo aumento de abordagens que reflitam os objetivos e necessidades da EPT para a formação de trabalhadores-cidadãos. Neste sentido, são discutidas metodologias educacionais afim de contribuir no processo formativos desses sujeitos. Uma delas é a Metodologia Problematizadora (MP), inspirada na em ideias de Demerval Saviani, José Carlos Libâneo, Paulo Freire entre outros que são fundamentadas em ideias histórico-sociais da Educação a fim de proporcionar uma educação transformadora (GEMIGNANI, 2012). Para Berbel (2001), a metodologia deve relacionar-se a um aspecto da realidade, a qual é fundamental, constituindo o ponto de partida e de chegada. O presente trabalho partirá de tal abordagem, com um enfoque sobre a estrutura do Arco de Maguerez. Para tanto, foi realizado uma pesquisa em diferentes sítios eletrônicos para buscar os possíveis trabalhos já desenvolvidos na temática. A busca resultou em 43 trabalhos, os quais foram analisados e somaram-se ao levantamento bibliográfico, colaborando para a elaboração das considerações que permeiam esta pesquisa. Diante do exposto podemos considerar que a MP com o Arco de Maguerez nos últimos cinco anos é considerado relevante, nos trabalhados citados fica nítida a contribuição que esta estrutura metodológica proporciona no processo de ensino e aprendizagem. Seja em aulas teóricas, partindo de temas centrais ou não, ou ainda em aulas experimentais, é considerada pelos autores como um método enriquecedor, pois proporciona que o aluno produza o conhecimento com a observação de problemas reais e com desafios a fim de encontrar soluções diversas. Desta forma, acreditamos que o uso do Arco de Maguerez é adequado à perspectiva de uma formação integral dos alunos-trabalhadores que compõe a EPT no Brasil.


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