O SENTIDO DO TRABALHO DE CAMPO NAS PESQUISAS ETNOGRÁFICAS EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E A PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Vanessa Dal Pizzol

Resumo

Considerando a importância do trabalho de campo realizado nas pesquisas etnográficas, o presente artigo resulta de um estudo teórico efetivado por meio de revisão bibliográfica, e da análise de dissertações produzidas e disponibilizadas no Banco de Teses da Capes. O estudo tem o propósito de construir um referencial necessário na identificação de questões, como objetivos, finalidades e exigências que dizem respeito ao trabalho de campo realizado no processo de produção de conhecimento nas pesquisas etnográficas em educação. Foram analisadas a metodologia desenvolvida em quinze dissertações que adotam como campo de pesquisa a escola, a análise deste corpus documental permitiu reconhecer como é desenvolvida, nos estudos etnográficos, a produção de dados. A partir do levantamento teórico foi possível caracterizar a etnografia e o trabalho de campo, contudo reafirmou-se a importância teórica e empírica efetuada nas pesquisas etnográficas.

Publicado

2016-06-17

Edição

Seção

Pesquisa e Educação Básica