LEITURAS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÂO CIENTÍFICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA

Daniele Correia

Resumo


Os professores de Física são professores de leitura (SILVA, 1998). Tendo isto como princípio, é imprescindível que nos cursos de licenciatura, os formadores de professores discutam com os licenciandos o que é e para que serve a leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) nas aulas de Física, bem como, proponham atividades práticas de leitura que forneçam subsídios necessários ao planejamento e execução de atividades didáticas que tenham como foco promover a articulação entre a leitura de TDC e o ensino de conteúdos de Física mediante uso de estratégias de leitura (SOLÉ,1998), ainda, fomentar o desenvolvimento das expressões orais e escritas dos estudantes do Ensino Médio. Tendo em vista o exposto, o presente trabalho traz o relato da oficina:  Leitura e escrita nas aulas de Física , a qual foi ministrada pela pesquisadora (primeira autora deste trabalho) à duas licenciandas matriculadas na disciplina de Estágio Supervisionado ofertada no curso de Física Licenciatura da UFSM. A oficina foi realizada em seis encontros semanais de três horas de duração (de mar. a abr./2014) e contemplou a leitura e discussão de trabalhos de artigos e capítulos de livros voltados ao ensino de Física e/ou a questão da leitura e uso de TDC, assim como, discutiu-se acerca do uso de estratégias de leitura para trabalhar TDC em sala de aula. Ao término da oficina orientou-se que as licenciandas elaborassem aulas com TDC e que utilizassem textos de revistas (Ciencia Hoje, Scientific American Brasil, Superinteressante, etc.), jornais e/ou de sites de notícia (O Globo, Folha de São Paulo, BBC Brasil, etc.). Como fruto deste trabalho, as licenciandas planejaram e implementaram atividades com TDC na universidade (aulas simuladas) e na escola.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.