ESPAÇO PARA ESCUTA SOBRE A RELAÇÃO NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniela Weber

Resumo

Este relato de experiência contempla o trabalho desenvolvido a partir da pesquisa  A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de alunos concluintes do Ensino Médio e Fundamental  (MCTI/CNPq/Universal 14/2014) vinculada ao Mestrado em Ensino (Univates). Na pesquisa, são desenvolvidos quatro grupos focais em duas escolas parceiras, uma da rede pública e outra da rede privada, no município de Lajeado-RS. Ao todo, dois grupos de nono ano e dois grupos de terceiro ano são criados a cada etapa do projeto de pesquisa (2015-2017). Os encontros acontecem na escola e são desenvolvidos por dois integrantes do grupo de pesquisa, contando com a participação de 8 a 12 estudantes. O trabalho realizado consiste no desenvolvimento de grupos focais, produção de fotografias por parte dos estudantes e discussão das imagens obtidas, tendo os encontros o objetivo de discutir sobre as funções da escola na contemporaneidade. No presente trabalho serão contempladas as percepções produzidas nos encontros realizados com o grupo do nono ano da escola pública, e a indicação feita por aqueles estudantes, durante as discussões, sobre o papel do professor na escola e na relação com o estudante no processo de ensino e de aprendizagem. Entre tantas respostas, a temática da relação professor-estudante foi se tornando intensa, a ponto de envolver na discussão grande parte do grupo. Nos debates, são destacados: a) importância do planejamento do professor e da organização da aula; b) o entrosamento do professor com a turma; c) a forma de chegar à sala e de iniciar a aula; d) e a relação individual professor-estudante. Os apontamentos feitos pelos estudantes estão em consonância com as tendências apontadas por Ghedin (2009) para a formação de professores na atualidade. Momentos de escuta por parte do professor sobre o modo de atuar de sua categoria profissional possibilitam reflexões potentes ao processo de formação profissional, principalmente por partirem de situações cotidianas, capazes de propiciar discussão na rede escolar.

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Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

Pesquisa e Educação Básica