LEITURA, ESCRITA E O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DE UMA OFICINA PARA O PIBID

Daniele Correia

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem é indissociável de textos escritos. Desta forma é imprescindível que os cursos de formação de professores utilizem e ensinem Estratégias de Leitura e Escrita (ELE) nas quais o futuro professor perceba a importância do seu papel na formação de leitores que saibam transformar em aprendizagem o que se lê. Nesta direção, o presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante a oficina  Estratégias de leitura e escrita: os textos nas aulas de Física . A oficina teve o objetivo de discutir, propor e avaliar formas de utilizar as ELE nas aulas de Física e envolveu a participação de sete bolsistas do PIBID/subprojeto Física-UFSM e dois doutorandos (ministrantes da oficina) que atuam como colaboradores no PIBID. A oficina foi sistematizada em cinco encontros de 4h, nestes foram discutidos textos sobre leitura e escrita no espaço escolar e em aulas de física, as estratégias individuais de leitura, além da realização de uma atividade didática (AD) envolvendo um Texto de Divulgação Científica (TDC) e da proposição de uma AD envolvendo ELE pelos participantes. O presente trabalho apresenta uma investigação acerca das seguintes questões:  O que e como os BID lêem? O que os BID levam em consideração ao escolher textos para trabalhar nas aulas de Física? Quais as contribuições da oficina para a construção de atividades didáticas de leitura e escrita pelos BID?  Constatou-se que os BID não tem o hábito de ler e escrever, o que pode justificar as dificuldades apresentadas na interpretação e na produção de sínteses. Os critérios de escolha dos textos foram o número de páginas, o tema tratado no texto, e a predisposição em se trabalhar determinados conteúdos da Física. Por fim, evidenciou-se que a oficina contribuiu para que os BID percebessem a importância se utilizar das ELE para desenvolver as competências do bom leitor e/ou como meio para se abordar e/ou promover o entendimento dos conteúdos Físicos.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.