RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernanda Jéssica Pfeifer

Resumo


Os pneus, material de difícil decomposição, são descartados muitas vezes de forma incorreta (CEZAR et al, 2015). O descarte incorreto desses materiais pode, além de poluir o meio ambiente, cooperar para o assoreamento e enchentes, soltar substâncias tóxicas na atmosfera e servir de criadouro e abrigo para vetores de doenças como, por exemplo, o Aedes aegypti. Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência com a reciclagem de pneus realizada com alunos do 6° e 8° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, no município de Palmeira das Missões, RS. Foram utilizados, para a realização da atividade, pneus, húmus e plantas medicinais. Os pneus foram doados pela Vigilância Sanitária do município e, após o recolhimento foram lavados e deixados para secar. Posteriormente, foram coloridos com sobras de tintas doadas por uma empresa local. Na escola, os pneus foram distribuídos conforme o espaço disponível e preenchidos com terra e húmus. O 6° ano participou de palestra sobre plantas medicinais e do plantio das plantas medicinais nos pneus. Já, o 8° ano realizou o plantio de flores nos pneus utilizados para ornamentação da entrada da escola. Além disso, foram reutilizados pneus para confecção de lixeiras em formato de Minions. Os resultados obtidos foram satisfatórios considerando que os discentes participaram em todos os momentos da atividade. Percebe-se que os discentes reconhecem a importância da reutilização dos pneus e a relevância do descarte desses resíduos sólidos em lugares adequados, pois demonstraram conhecimento sobre o tema. A ação direta do professor é imprescindível para desenvolver em seus discentes hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza.


Texto completo:

Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.