A ATIVIDADE PRÁTICA BRECHÓ E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O ENSINO DE PORCENTAGEM

Fabiane Fischer Figueiredo

Resumo


Neste trabalho apresentamos o relato de uma atividade que ocorreu em 2015/01, como parte de uma pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa no Ensino de Matemática II do Curso de Matemática da UNISC-Santa Cruz do Sul-RS. O objetivo da pesquisa foi investigar como a resolução de problemas com o uso da calculadora pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de Porcentagem. Para atingi-lo, buscamos realizar a atividade prática denominada Brechó, como um meio para que um grupo de 13 alunos de um 3º ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual do município de Cerro Branco-RS, pudessem resolver problemas de Porcentagem com o uso da calculadora. Para isso, a licencianda e os alunos planejaram a realização da atividade, que também veio ao encontro das necessidades dos alunos em arrecadar fundos para a realização da Festa de Formatura do Ensino Médio. Primeiramente, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uso da calculadora para resolver diferentes tipos problemas que envolviam a Porcentagem e, também, arrecadaram roupas e calçados usados para serem vendidos no Brechó. Em outro momento, os alunos planejaram com a licencianda como seriam organizadas as prateleiras, estipularam os preços e os descontos percentuais a serem oferecidos aos clientes, construíram uma tabela que imitava uma nota fiscal para ser preenchida em cada venda e escolheram o pátio da escola para realizar a atividade. O Brechó ocorreu em 4 horas-aula e no dia 12 de junho de 2015, em que participaram: os alunos da turma como vendedores e operadores de caixa, a licencianda como gerente e a comunidade escolar como clientes. A licencianda os orientou em todo o processo e procurou sanar as dúvidas que surgiram quanto ao cálculo dos descontos percentuais com o uso da calculadora. De acordo as análises feitas quanto aos registros escritos da licencianda em um diário de classe e das respostas obtidas na entrevista aberta realizada com os alunos, podemos depreender que a aprendizagem de Porcentagem ganhou um novo significado para os alunos, uma vez que o Brechó proporcionou um ambiente que simulou o cotidiano de uma loja em que problemas com o uso da calculadora foram resolvidos e a comunidade escolar esteve envolvida com a sua realização. Contudo, essa experiência oportunizou a troca de ideias e de conhecimentos entre os alunos e a licencianda, o que contribuiu para a construção de novos conhecimentos.


Texto completo: Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.