PRÁTICA PEDAGÓGICA COM JOGO TRADICIONAL NO PERIODISMO

Silvester Franchi

Resumo


O Jogo Tradicional é aqui entendido como um conteúdo curricular da educação física, entendidos como manifestações da cultura corporal transmitidos de geração em geração, preservados por determinado período e sua transmissão ocorre através da oralidade, da observação e do próprio ato de jogar. Este trabalho é parte integrante do estudo de mestrado intitulado Princípios didático-metodológicos para o trabalho pedagógico com jogos tradicionais que está sendo desenvolvido junto ao Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Para este momento o objetivo é analisar como o jogo tradicional está sendo desenvolvido na educação física escolar. Utilizamos a pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, para a qual foram pesquisadas as bases de dados referentes a todas as edições dos principais periódicos no âmbito da educação física escolar. Para a análise dos artigos encontrados elencamos algumas categorias que darão um norte para a caracterização de como o trabalho com jogos tradicionais está sendo desenvolvido em âmbito nacional: Concepção de jogo tradicional e objetivo do artigo; Estratégia/técnica de ensino para inserir o jogo tradicional na aula; Apropriar-se do jogo; Turma da intervenção; Concepção de Educação Física. Ao final da pesquisa e leitura dos artigos encontrados chegamos ao total de 12 artigos, em sua maioria os artigos detêm-se a trabalhar o jogo tradicional a partir do construtivismo, assim não considera o jogo com um fim em si mesmo, a partir de suas próprias características, mas o faz com o objetivo de melhora de outros aspectos cognitivos. Todos os trabalhos foram realizados com as séries iniciais, ou seja, o jogo tradicional mesmo sendo valorizado como conteúdo é considerado um conteúdo para crianças, cabendo aos esportes fazerem parte das séries iniciais e ensino médio. As principais técnicas de ensino utilizadas foram entrevistas com familiares, seguida de jogos propostos pelos professores e de exceções como intercâmbio de jogos e oficinas de jogos. Em todos os estudos houve a vivencia dos jogos. Conclui-se que é necessário ainda deter-se no estudo de jogos tradicionais para trabalha-los pedagogicamente a partir de suas próprias características e do contexto de onde é desenvolvido.


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