A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Elisandra Rosimeri Mueller

Resumo


O presente trabalho descreve uma atividade curricular intitulada Jantar Matemático desenvolvida com uma turma do terceiro semestre do curso de Pedagogia, em uma universidade comunitária do sul do Brasil. A atividade do jantar matemático também integra o projeto de pesquisa A Constituição da Docência Contemporânea para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenado por um dos autores desta comunicação. Especificamente estamos interessados em problematizar como a referida atividade participa na constituição da docência do grupo de alunas, em especial, no que tange a Educação Matemática. Em um dos encontros da disciplina de Linguagem Matemática na Educação I, o grupo percorreu o caminho da sala de aula até o restaurante da universidade, capturando com o celular imagens onde identificavam a matemática. Na sequência, cada grupo elaborou um relatório explicando aos demais colegas da turma os seus achados da experiência de pesquisa. Do ponto de vista teórico, dialogamos com os estudos de Knijnik, Wanderer e Oliveira (2010), Knijnik et. al. (2013), Kipper, Oliveira e Thoma (2015). Como resultado da atividade, podemos inferir que as acadêmicas concebem uma Educação Matemática voltada ao fazer contas com a maioria das imagens, focando a aritmética. Em poucos casos encontramos o conhecimento geométrico nas imagens capturadas. Do ponto de vista da constituição da docência, destacamos que a maioria das alunas relacionaram a Educação Matemática com a Matemática Escolar, a da sala de aula. Essa experiência foi um desafio para que pudéssemos pensar o fazer matemática implicado nas ações cotidianas e não somente na que está presente nos currículos escolares.


Texto completo: Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.