PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: OBTENÇÃO DE GÁS HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA A PARTIR DA ELETRÓLISE DA ÁGUA

Leonardo Ribeiro Caetano

Resumo


O objetivo desta aula foi proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão e sobre os tipos de obtenção de energia, onde estes possam debater e criarem hipóteses a respeito do tema proposto na aula. Esta aula proporcionou formas de integrar o Ensino de Química à vida cotidiana do aluno, e a interação do homem com a natureza, as formas de apropriação e as consequências dessas relações, assim estimulando o estudante ao estudo voltado à realidade local, oportunizando desenvolver a sensibilidade frente aos problemas ambientais, sociais e culturais de sua comunidade. O presente trabalho foi realizado em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Modalidade Integrado do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja-RS, na disciplina de Química, a fim de obter gás hidrogênio como fonte de energia alternativa pela prática experimental da Eletrólise da água. O objetivo de aprendizagem desta aula foi introduzir o conceito de eletrólise a partir da temática fontes de energia alternativa. Para esta aula foi Construído junto com os estudantes um experimento com materiais alternativos que pudesse produzir gás hidrogênio, foram usados os seguintes materiais: um recipiente transparente com tampa, dois grafites de lápis (quanto mais grosso melhor), uma bateria de 9volts, dois fios condutores, tubo flexível de 20 a 30 cm; um recipiente de vidro, detergente , sal e água. Logo após a observação do experimento, os alunos fizeram anotações em seus diários, logo expuserem no grande grupo sobre suas percepções a cerca do fenômeno estudado. Ao final do debate, o professor explicou as reações envolvidas no processo da Eletrolise. Os estudantes puderam perceber desde o processo de dissociação do cloreto de sódio ate o principio de reação de quebra da molécula da água e produção do gás hidrogênio, assim os estudantes puderam perceber a produção do gás hidrogênio e sua queima, assim podendo ser usado como uma forma de obtenção de energia alternativa. Assim foi proposto aos estudantes alguns questionamentos a cerca do conceito e a produção de energia. Conclui-se que a prática realizada foi satisfatória em relação a aprendizagem dos estudantes, o interesse e participação dos mesmos foi intensa, com muitos questionamentos e hipóteses levantadas a respeito do fenômeno que ocorria no experimento. A atividade prática trouxe dinamismo e protagonismo em sala de aula, onde todos puderam levantar hipótese, questionar e argumentar sobre a prática.


Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.