VEREDA INTERDISCIPLINAR: TRANSITANDO PELO ENSINO MÉDIO

Róger Sullivan Faleiro

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Centro Universitário UNIVATES, Pibid/Univates, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  Capes, conta com um subprojeto Interdisciplinar com atuação nos ensinos Fundamental e Médio, o qual iniciou suas atividades em março de 2014. Neste período, o grupo, composto por, em média, 10 bolsistas, fundamentou os planejamentos em ações que visassem a desacomodação do professor, visualizando novos horizontes e estimulando práticas focadas no aprendizado colaborativo. O Interdsiciplinar Ensino Médio (IEM) já tem uma caminhada de dois anos e preza por atividades que proporcionem aos alunos envolvidos vivências que estimulem novas experiências. Especialmente em 2015, foram desenvolvidos três projetos enfocando diversas áreas do conhecimento, são eles: Água: Fonte Interdisciplinar, que buscou conscientizar os educandos sobre a importância da água, tanto na vida cotidiana como na sociedade; Mundo da Tecnologia na Aprendizagem Interdisciplinar, que permitiu aos alunos do 2° ano do ensino médio politécnico uma visão interdisciplinar em relação a educação tecnológica e os diferentes processos de trabalho nessa área; Semana da Consciência Negra: Pautar para Resolver, que destacou a contribuição dos negros para a nossa sociedade nos aspectos culturais, sociais, políticos e humanos, promovendo a conexão de saberes das diferentes disciplinas. Durante todas as intervenções, as atividades foram abordadas de forma interdisciplinar, visando contribuir na compreensão do aluno, interligando os saberes e inter-relacionando teoria e prática. Ao final de cada uma das três propostas supracitadas os pibidianos se sentiram satisfeitos com os resultados advindos do trabalho proposto, pois conseguiram despertar nos estudantes do educandário parceiro do Pibid/Univates, uma escola pública estadual, uma vertente metodológica com viés interdisciplinar. Desta forma, e pautados pelas três diferentes intervenções, é possível destacar que foi oportunizado aos integrantes do IEM experimentar uma nova maneira de vivenciar a sala de aula, confrontando zonas de conforto e de risco do educador, enfatizando a importância do trabalho coletivo e colaborativo no ambiente escolar.


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