ESCOLA E DOCÊNCIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID NA REDE DE ENSINO PÚBLICO ESTADUAL
Resumo
Desenvolver a atividade docente no contexto educacional atual é desafiador considerando todo o cenário da educação no país. Na rede pública de ensino este desafio é constante devido aos índices de reprovação escolar, o desinteresse em relação aos conteúdos escolares diante das novas tecnologias que se mostram mais atraentes aos educandos. Convém destacar também, as dificuldades de infraestrutura física, de recursos humanos e financeiros. Sendo assim, ser professor não é tarefa fácil e, preparar futuros profissionais para atuar nesta realidade é mais desafiador ainda. Este relato de experiência tem o objetivo de elucidar a experiência de uma supervisora da rede estadual de ensino pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) nos subprojetos de química, biologia no âmbito de monitoria e letras-português na gestão escolar. Nos subprojetos que envolveram a monitoria os bolsistas licenciados foram inseridos no cotidiano de escola, aos quais foi proporcionado juntamente com as professoras regentes a oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas de práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Na gestão escolar foi possível a revitalização e readequação do espaço da biblioteca infantil aos pequenos educandos, espaço este que necessitava de adequações ergonômicas e estruturais para um melhor aproveitamento. Tanto no âmbito da monitoria quanto da gestão constatou-se a contribuição da interação escola-academia, teoria e prática para a formação do futuro professor da educação básica que ao se deparar com alguns entraves do cotidiano escolar tiveram o apoio conjunto e necessário para solucioná-los, pois participavam de uma rede de formação docente. Sendo assim, a iniciação à docência durante o curso de graduação auxilia no sentido de que estes profissionais não venham a ter o choque com a realidade no início da sua atuação profissional, mas principalmente que busquem a superação de problemas identificados e vislumbrem possibilidades de um processo de ensino-aprendizagem que contribua com melhorias para a educação pública e de qualidade.
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