OS DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Daniela Weber

Resumo


Este relato contempla reflexões suscitadas sobre os desafios da escola contemporânea na Educação de Jovens e Adultos  EJA. Para compor esta investigação, valemo-nos de leituras e discussões coletivas e da produção de imagens que retratam os desafios vividos em nossos contextos profissionais. Trata-se de investigação qualitativa proposta por discussão teórica, produção e análise de uma fotografia. Quanto à EJA, trata-se de uma modalidade com características específicas, com o ingresso constante de alunos com tempos de vida diferentes durante o ano letivo e etapas de escolarização que não seguem a serialização proposta pela modalidade seriada (VELOSO, 2014). Neste trabalho discutisse a juvenilização da modalidade e a garantia de acesso à escolarização em qualquer tempo (BRUNEL, 2004; CAMACHO, 2004; CARRANO, 2007; GUEIRAL, 2013). A partir da reflexão e da análise da fotografia produzida, aponta-se o trabalho docente com adolescentes e adultos no mesmo espaço escolar como um dos desafios das salas de aula da EJA. Principalmente, por interesses e ritmos de aprendizagem diferenciados, indicando a necessidade de reflexão permanente de seus professores e gestores quanto ao seu fazer pedagógico e às temáticas que são propostas a estes estudantes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.


Texto completo:

Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.