EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE SCHWARTZ E THOMPSON

Suzeline Ferreira

Resumo


Em meados dos anos 80, principalmente na Europa, algumas mudanças ideológicas propiciaram um pensamento mais voltado para as capacidades humanas no trabalho, como por exemplo, a experiência. Esta comunicação tem como objetivo principal compreender os conceitos da categoria ¿experiência¿, e para tal, propõe um diálogo entre Yves Schwartz e Edward Thompson, pesquisadores de bastante relevância na área da educação e ensino, bem como no mundo do trabalho. Não se tem aqui a pretensão de analisar todos os conceitos que envolvem a temática, e sim, realizar um exercício escrito relacionando-o com a trajetória profissional desta pesquisadora diante da atuação como enfermeira. Para atingir os objetivos propostos será realizada uma revisão de literatura. Através da análise dos dados levantados em contraponto com a realidade contemporânea do mundo do trabalho, é notável a presença da experiência nos ambientes laborais, o que acontece igualmente na área da saúde. Portanto, considera-se fundamental começar a pensar dialeticamente o conceito de experiência. Neste sentido, este instrumento constitui-se em uma oportunidade individual para refletir a práxis, e posteriormente contribuir para reflexões coletivas.

Texto completo: Trabalho completo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.