PLANO ESTRATÉGICO PARA REVITALIZAÇÃO DE BILBAO: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA
Resumo
O planejamento urbano estratégico traduz para as cidades o caráter empresarial de venda e competitividade entre as demais possibilidades existentes no “mercado”. Dessa forma, a renovação urbana e o marketing após tais transformações podem ser consideradas ferramentas usuais dessa forma de planejar. O caso do Plano Estratégico para Revitalização de Bilbao se enquadra na situação onde, com uma queda do uso industrial no município, o mesmo buscou uma transformação de usos, para atrair uma pluralidade de investimentos para a região. Através da apresentação do plano e do dessecamento do mesmo, busca-se identificar na estrutura as ferramentas e metodologia o caráter do planejamento urbano estratégico. Apresentando a forma e os meios aplicados no plano de Bilbao e sua relação a estrutura do planejamento estratégico, descrita por Fernández Güell, é possível observar claras referências a essa forma de planejamento, buscando estabelecer a cidade como novo cenário competitivo e mercadológico pólo cultural, observando também uma ausência de resultados sociais e coletivos, como habitação de interesse social e referência a uma apropriação real e ativa dos cidadãos, criando e fortalecendo Bilbao como uma cidade cenário.
Texto completo:
ArtigoApontamentos
- Não há apontamentos.