Políticas Públicas no Ensino Superior: Estudo de caso do ProUni EM UMA IES DA REGIÃO NOROESTE DO RS

Mauro Alberto Nuske, Nedisson Luis Gessi, Sérgio Luis Allebrandt, Nelson José Thesing

Resumo


Este artigo trata uma análise do Programa Universidade para Todos – ProUni, a partir de um estudo de caso aplicado aos bolsistas de uma instituição de ensino superior da Região Noroeste do RS. A metodologia utilizou-se das abordagens dedutiva, quantitativa e qualitativa; procedimentos histórico, comparativo e estudo de caso; e técnicas de observação direta extensiva, com aplicação de questionário através da internet, com o Google Docs. Dentre os resultados, verifica-se que os bolsistas do ProUni desta IES são, em sua maioria, jovens entre 18 e 24 anos, que residem nas proximidades, e que ainda não percebem, no curto prazo, mudanças em termos de oportunidades de trabalho ou crescimento profissional. Apontam também um quase total desconhecimento da legislação do programa, corroboradas por sugestões de mudanças que contrapõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, como é o caso da troca de curso entre áreas distintas. Além disso, apontam dificuldades de adaptação, as quais são amenizadas ou suprimidas pelo conjunto da comunidade acadêmica. Por fim, reforçam a importância do ProUni como política pública de acesso ao ensino superior, promovendo a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos, tanto diretamente, que são os bolsistas, quanto indiretamente, como a família, as organizações e a sociedade como um todo.

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ISSN 2447-4622