MECANISMOS DISTRIBUTIVOS DA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA: IMPACTOS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES

Autores

  • Ari Söthe Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Patricia Luiza Kegel Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar os impactos dos mecanismos distributivos da estrutura tributária brasileira na execução orçamentária da saúde, educação, emprego e renda dos municípios catarinenses. A metodologia se delineia como descritiva, com coleta de dados documentais, de abordagem quantitativa e de corte transversal. A pesquisa foi realizada com uma amostra de cento e setenta municípios que integram a população dos duzentos e noventa e cinco municípios catarinenses. Os resultados da investigação demonstram impactos significativos de efeito grande e com alta capacidade de explicação da execução orçamentária na saúde, educação, emprego e renda a partir da distribuição tributária recebida pelos municípios catarinenses.

Biografia do Autor

  • Ari Söthe, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Doutorando em Desenvolviemento Regional - FURB; Mestre em Contabilidade - FURB; Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS.
  • Patricia Luiza Kegel, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Pós-doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade Regional de Blumenau/FURB.

  • Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Downloads

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais