RELAÇÃO CENTRO x PERIFERIA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO DOS PAÍSES CENTRAIS E LATINO-AMERICANO

Antônio Carlos Mazzetti, Marlize Rubin Oliveira, Giovanna Pezarico

Resumo


A ciência se mostra por todos os lados, nos mais variados objetos, estudos ou situações. Porém, tanto o acesso a esse conhecimento, como a capacidade para dele se apropriar ou manejá-lo, estão permeados por um amplo nível de desigualdade. As universidades, por estarem nos mais variados lugares do mundo e, ainda que tenham a pesquisa científica por essência, encontram-se nas mais variadas condições. Este artigo tem por objetivo discutir essa relação “centro e periferia” entre universidades estabelecidas em países centrais e na América Latina (AL). Para tanto parte-se da compreensão da racionalidade hegemônica que visa estabelecer e manter o monopólio da competência e do capital científico, sob a ótica de Bourdieu (1983), seguindo pela relação da ciência na periferia x ciência periférica, de Kreimer (2009 e 2011), as pressões sobre os países periféricos e as crises nas universidade de Sousa Santos (1997, 2006 e 2011). A universidade, por ser um locus privilegiado de produção de conhecimento, carece de ações contra-hegemônicas mais contundentes no contexto da América Latina, visando inserções mais efetivas e equitativas no cenário da Educação Superior Mundial.

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ISSN 2447-4622