O processo de comunicação hospitalar e suas mediações numa região do RS.
Resumo
Nesse artigo se analisa o processo de produção da comunicação hospitalar numa região de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com objetivo de conhecer qual a concepção que orienta as práticas de comunicação externa dos hospitais com vistas a compreender, a partir da produção comunicacional, como a política pública de saúde se materializa nos territórios. Aqui, a comunicação, dentro da cultura, é compreendida como um processo e assim sensível a mediações. A partir do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero, foram estudados os momentos das lógicas de produção e dos produtos industriais com observância das mediações da institucionalidade e da tecnicidade. A pesquisa tem natureza qualitativa e valeu-se dos estudos culturais, da teoria das mediações, dos estudos de comunicação pública e de território como referenciais teóricos. Questionário, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental foram os instrumentos de pesquisa. A partir da análise verificou-se a dualidade entre as práticas comunicacionais hospitalares, oscilando entre uma comunicação de caráter efetivamente público e outra, com ênfase à divulgação e venda de serviços privados de saúde. Por meio das formas e produtos de comunicação, compreendeu-se que a política de saúde pública se concretiza de maneiras distintas nos territórios, de acordo com suas particularidades.
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