O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE FREQUÊNCIA E CONCLUSÃO DOS ALUNOS NOS CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

Autores

  • Daisiane Lutz Della Giustiina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Bruno Milani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Robson José Klimeck Snovarski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Resumo

Este Trabalho tem como objetivo analisar o Programa Permanência no âmbito da Inclusão Social no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFFar SVS), buscando compreender sua eficiência no combate às desigualdades sociais e contribuição para permanência e diplomação de estudantes em situações de vulnerabilidades. O trabalho é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e questionário semiestruturado com os beneficiários do programa. O Programa Bolsa Permanência garante uma melhor qualidade de vida aos beneficiários, pois a ajuda pecuniária acaba sendo essencial para os alunos da instituição, ajudando-os a permanecerem em seus cursos e amenizando suas dificuldades financeiras.

Biografia do Autor

  • Daisiane Lutz Della Giustiina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
    Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
  • Bruno Milani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
    Doutor em Administração (Linha de Economia, Controle e Finanças) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).
  • Robson José Klimeck Snovarski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
    Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

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Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais