POLÍTICAS PÚBLICAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS: O caso da Associação Mãos que Produzem de Panambi/RS

Autores

  • Marcos Paulo Dhein Griebeler Curso de Administração/Mestrado em Desenvolvimento Regional FACCAT - Taquara/RS 54-99714-7485
  • Nelson José Thesing Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC/UNIJUÍ
  • Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva Técnica administrativa da Itecsol/UNIJUÍ. Atua na assessoria nas áreas da reciclagem, agricultura familiar, confecção e artesanato da Economia Solidária.
  • Pâmela Andrade de Moraes Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Resumo

O artigo verifica a práxis da Associação de Mulheres - Mãos que Produzem - no município de Panambi/RS, integrantes de projetos sociais, comprometidas e organizadas para acessar tecnologias sociais, oportunizadas pelas políticas públicas - Secretaria Municipal da Habitação, Trabalho e Ação Social e pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social (ITECSOL) vinculada à Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (CRIATEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). A experiência solidária conta com diferentes tecnologias para desenvolver um ambiente de trabalho, por um grupo de mulheres, para gerar renda, não apenas para a sobrevivência, mas também, despertar atitudes solidárias, ao planejar as atividades laborais, ao traçar caminhos de aprendizagem para auxiliar no processo de construção e de implementação de tecnologias sociais, na confecção e no artesanato, na formação associativista e solidária, permeada pelas políticas públicas e na efetivação de um empreendimento coletivo, que reconhece seus limites, suas possibilidades concretas. A rica experiência da Associação Mãos que Produzem como espaço de aprendizagem, de pesquisa e de trabalho oportunizou para este estudo um ambiente favorável para além da capacidade de produção, a fim de que se fosse possível ter presente a sistematização da prática, ao trabalhar o ensino-aprendizagem como um dos caminhos que integra as dimensões do saber qualitativo. Trata-se de um movimento fundamentado na democracia participativa e deliberativa, em um possível espaço de poder para a conquista da cidadania, frente ao sistema capitalista vigente.

Biografia do Autor

  • Marcos Paulo Dhein Griebeler, Curso de Administração/Mestrado em Desenvolvimento Regional FACCAT - Taquara/RS 54-99714-7485

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Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais