BOLHAS DE FILTRAGEM NA GESTÃO DOS RISCOS DE DESASTRES REGIONAIS

Autores

  • Leandro Ludwig Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Maria Roseli Rossi Avila Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Marcos Antonio Mattedi Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

O trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, aborda a temática das bolhas de filtragem na Gestão do Risco de Desastres (GRD). Discute o uso das bolhas de filtragem na gestão para evitar os principais problemas ocorridos no fluxo de comunicação nos desastres. Argumenta que a disputa pelo domínio do “determinismo informativo”, gerado pelas bolhas de filtragem, resultou em um novo campo de disputas pela informação entre atores heterogêneos, além de controvérsias na esfera cognitiva e política

Biografia do Autor

  • Leandro Ludwig, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Arquiteto e Urbanista (2014). Especialista em Docência no Ensino Superior (2017). Mestre em Desenvolvimento Regional (2017). Membro do Núcleo de Estudos da Tecnociência (NET).
  • Maria Roseli Rossi Avila, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Graduada em Serviço Social na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB. Especializando em Dependência Química e Comunidade Terapêutica pela Faculdade Luterana de Teologia (FLT) de São Bento do Sul/SC. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela FURB.
  • Marcos Antonio Mattedi, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994),e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e estágio pós-doutoral no Centre de Sociologie de L´innovation - ENMP/Paris (2003).

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 1 - Território e Redes: Aportes e perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do DR