NEO-DESENVOLVIMENTISMO, ZONAS DE APRENDIZAGEM E INTERFACES DE GOVERNANÇA TERRITORIAIS: REFLEXÕES ACERCA DO APOIO DO MDA AO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Neimar Damian Peroni EMATER/RS
  • Romualdo Kohler UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em compreender em quem medida iniciativas como as do Ministério do Desenvolvimento Agrário para promover o desenvolvimento sustentável no meio rural, se vinculam ou se distanciam do que é chamado de neo-desenvolvimentismo e em que dimensão as críticas ao velho e ao novo desenvolvimentismo são pertinentes e aplicáveis. Busca-se ainda avaliar as interfaces operacionais presentes no ambiente de governança em territórios rurais, à luz da tese da pesquisadora Wiebke Wellbrok: Well-working operational interfaces. Para tal, se utilizou a observação direta em atividades dos Territórios da Cidadania no Noroeste e Centro do Estado do Rio Grande do Sul. As iniciativas demonstraram, em síntese, se constituírem em políticas exógenas, que desconsideram o caráter endógeno inerente ao desenvolvimento local.

 

Biografia do Autor

  • Neimar Damian Peroni, EMATER/RS

    Eng. Agrônomo, EMATER/RS. Mestre em Extensão Rural - UFSM, Doutorando em Extensão Rural - UFSM. E-mail: neimar@emater.tche.br

  • Romualdo Kohler, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Economista e Professor-Pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado – UNIJUÍ/RS. Mestre em Desenvolvimento Regional – UNISC e Doutor em Administração – UnaM, Misiones, Argentina. E-mail:romualdo@unijui.edu.br

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Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais