A Contribuição Feminina no Empreendedorismo no Brasil: Uma perspectiva regional

Autores

  • Samanda Silva da Rosa Universidade Federal o Rio Grande/FURG
  • Igor Serpa Moraes Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Gabrielito Rauter Menezes Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar as características socioeconômicas e geográficas que determinam o perfil da mulher empreendedora nas cinco regiões brasileiras. A partir, da base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios (PNAD) do ano de 2015, a estratégia empírica adotada foi o modelo de probabilidade com distribuição normal probit. Os resultados demonstraram que existem efeitos estatisticamente significativos para as variáveis: anos de estudos, raça, idade, estado civil, chefe de família, renda de aluguel, se reside em área urbana, se reside em metrópole assim como pensionista e aposentado. Assim, o estudo evidência que cada região brasileira, dada a sua heterogeneidade, possui características diferentes quanto a probabilidades com relação aos condicionantes do empreendedorismo feminino.

Biografia do Autor

  • Samanda Silva da Rosa, Universidade Federal o Rio Grande/FURG
    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2010), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Trabalho, Economia do Empreendedorismo e Métodos Quantitativos.
  • Igor Serpa Moraes, Universidade Federal do Rio Grande/FURG
    Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande - PPGE/FURG. Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2005).  Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Ambiental, Economia do Empreendedorismo e Métodos Quantitativos.
  • Gabrielito Rauter Menezes, Universidade Federal do Rio Grande/FURG
    Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2015). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Empreendedorismo e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 4 - Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional