A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE PINTO BANDEIRA/RS

Autores

  • Ricardo Stedile Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Meri Lourdes Bezzi Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A pesquisa apresenta como problemática de estudo identificar como a cultura italiana, trazida pelos imigrantes, consolidaram o desenvolvimento da economia do município de Pinto Bandeira/RS através da vitivinicultura. O objetivo geral do trabalho foi analisar como a economia do município se organizou através das atividades desenvolvidas pelo grupo étnico italiano que materializou sua cultura neste recorte espacial. Como objetivos específicos buscou-se: (a) realizar um levantamento da Cadeia Produtiva da uva em Pinto Bandeira; (b) analisar a influência da cultura italiana na produção de vinhos na atualidade e (c) identificar como os códigos culturais italianos estão presentes no município. Como consideração final enfatiza-se que os imigrantes italianos foram fundamentais na implantação da cadeia produtiva da uva no município de Pinto Bandeira contribuindo de forma significativa para a organização da estrutura socioespacial local deixando um legado na produção agrícola na região da Serra Gaúcha.

Biografia do Autor

  • Ricardo Stedile Neto, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM).
  • Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM).

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR