PRONATEC, BOLSA-FORMAÇÃO TRABALHADOR, NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC).

Autores

  • Andréia Casagrande Begnini Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Faculdade Senac Chapecó
  • Myriam Aldana Vargas Santin Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ.
  • Claudio Machado Maia Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como ocorreu a implementação do PRONATEC modalidade Bolsa-Formação Trabalhador no Município de Chapecó no período de 2011 a 2014. Metodologicamente o estudo classifica-se como pesquisa qualitativo, quanto ao objetivo é exploratória, sendo delineada por uma pesquisa documental que utilizou-se de informações extraídas junto à Secretaria de Assistência Social de Chapecó (SEASC) e publicações disponibilizadas de forma online pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Educação (MEC). Realizou-se entrevistas com os gestores que participaram da implementação como demandantes e como ofertantes dos cursos, o tratamento dos dados das entrevistas foi por meio de análise de conteúdo. O PRONATEC na modalidade Bolsa-Formação Trabalhador iniciou em Chapecó no ano em janeiro de 2012, deste período até dezembro de 2014 foram efetuadas 4020 pré-matrículas e 2697 matrículas nos 145 cursos ofertados. Identificou-se que na implementação faltaram informações sobre os processos a serem adotados por demandantes e ofertantes. Parte das dificuldades encontradas pelos gestores municipais deve-se ao fato da não existência de diálogo com os diferentes atores envolvidos no programa. Ressalta-se que a implementação trouxe aspectos positivos, como a possibilidade de aumentar a oferta dos cursos de qualificação profissional, além de incentivar a população para retomar os estudos.

Biografia do Autor

  • Andréia Casagrande Begnini, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Faculdade Senac Chapecó
    Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2016). Especialista em Gestão Empresarial (2010) pela FACC -Faculdade Concórdia. Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing (2008) pela FACC-Faculdade Concórdia. Docente da Faculdade de Tecnologia SENAC Chapecó, atualmente exercendo a função de coordenação dos cursos de Pós-Graduação. Membro Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional, Política Pública e Governança - UNOCHAPECÓ.
  • Myriam Aldana Vargas Santin, Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ.
    Possui Graduação em Sociologia, Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professora titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ atuando em diversos cursos de graduação. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, mestrado profissional recomendado pela CAPES, (2010). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas e Cidadania, Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Política, política publica, governança e desenvolvimento regional , direitos sexuais e direitos reprodutivos, religião, direitos das mulheres.
  • Claudio Machado Maia, Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ.
    Doutor em Desenvolvimento Rural como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), Doutorado Sanduíche pelo Europe Aid Co-operation Office no âmbito do Programa ALFA II-0541-FA, ReDeTIR/ALFA II, Rede de Desenvolvimento Territorial e Integração Regional no Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL), Departamento de Economia Agrária e Sociologia Rural da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal, União Européia), Pós-Graduado em Planejamento Regional e Urbano pelo ISA/UTL, Mestre em Desenvolvimento Regional como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS. Professor Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas e Direito. Experiência em análise econômica; economia internacional, globalização e mercados; economia rural e regional, com ênfase em Economia Regional e Políticas Públicas. Atua principalmente nos temas referentes à análise de processos de desenvolvimento e integração regional; sociologia econômica aplicada, análise regional, desenvolvimento rural, agricultura familiar e sustentabilidade; e temas vinculados ao processo de desenvolvimento territorial, governança e integração regional desde uma perspectiva comparada entre MERCOSUL e União Européia, com ênfase para as regiões menos favorecidas. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: globalização e mercados, economia e especialização regional, economia brasileira, processos de desenvolvimento rural e regional, agricultura familiar, território e sustentabilidade; dinâmicas territoriais e políticas públicas. Na Unochapecó participa dos Grupos de Pesquisa Desenvolvimento regional, política pública e governança, Relações Internacionais, Direito e Poder: cenários e protagonismo dos atores estatais e não estatais e Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento certificados pela Instituição e cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais