PRONATEC, BOLSA-FORMAÇÃO TRABALHADOR, NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC).

Andréia Casagrande Begnini, Myriam Aldana Vargas Santin, Claudio Machado Maia

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar como ocorreu a implementação do PRONATEC modalidade Bolsa-Formação Trabalhador no Município de Chapecó no período de 2011 a 2014. Metodologicamente o estudo classifica-se como pesquisa qualitativo, quanto ao objetivo é exploratória, sendo delineada por uma pesquisa documental que utilizou-se de informações extraídas junto à Secretaria de Assistência Social de Chapecó (SEASC) e publicações disponibilizadas de forma online pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Educação (MEC). Realizou-se entrevistas com os gestores que participaram da implementação como demandantes e como ofertantes dos cursos, o tratamento dos dados das entrevistas foi por meio de análise de conteúdo. O PRONATEC na modalidade Bolsa-Formação Trabalhador iniciou em Chapecó no ano em janeiro de 2012, deste período até dezembro de 2014 foram efetuadas 4020 pré-matrículas e 2697 matrículas nos 145 cursos ofertados. Identificou-se que na implementação faltaram informações sobre os processos a serem adotados por demandantes e ofertantes. Parte das dificuldades encontradas pelos gestores municipais deve-se ao fato da não existência de diálogo com os diferentes atores envolvidos no programa. Ressalta-se que a implementação trouxe aspectos positivos, como a possibilidade de aumentar a oferta dos cursos de qualificação profissional, além de incentivar a população para retomar os estudos.


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ISSN 2447-4622