A INOVAÇÃO SOB A OTICA DA TIPOLOGIA DE MILES E SNOW: UM ESTUDO DE CASO NAS INDÚSTRIAS DA CIDADE DE CARAZINHO/RS

João Paulo Gardelin, Mônica da Pieve Antunes, Gediel Pinheiro, Amanda Guareschi

Resumo


Este trabalho visa contribuir teoricamente a respeito dos fatores de inovação e do comportamento estratégico das empresas. Também busca contribuir para os gestores das indústrias do setor metal-mecânico da cidade de Carazinho/RS quanto aos efeitos do ambiente externo nas estratégias das organizações sendo que o objetivo do estudo foi de examinar como as empresas se comportam estrategicamente sob o ponto de vista da inovação, traçando assim o perfil e a caracterização dessas empresas. Diante disso foi realizada uma pesquisa quantitativa com finalidade descritiva e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários entregues aos administradores das empresas e, posteriormente tabulados e analisados através de estatística descritiva. Pode-se observar uma tendência de comportamento prospector como predominante (44%), seguido de um perfil analista (33%) sendo que os analistas de algum modo também apresentam perfil de inovação em cerca de metade de suas decisões. Apenas 22% das empresas pesquisadas não apresentam tendências de inovação. Observaram-se maiores tendências de inovação nos aspectos relacionados ao problema de engenharia (ações de chão de fábrica) - 56% das empresas são prospectoras – seguido do problema empreendedor (postura de mercado) com 33% de prospectores e do problema administrativo (estrutura organizacional), na qual apenas 11% das empresas apresentam perfil de inovação. Ainda quanto ao problema empreendedor predomina comportamento analista (44%) e no problema administrativo predomina o comportamento reativo (44%).

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ISSN 2447-4622