PRÁTICAs INTERDISCIPLINAres e INTERSETORIAis na formação profissional: uma pauta para a extensão universitária

Marcos Antonio Nunes, Dunia Comerlatto, Maria Elisabeth Kleba

Resumo


Este artigo traz uma discussão sobre concepções e práticas interdisciplinares e intersetoriais voltadas à formação profissional universitária. As reflexões sobre interdisciplinaridade e intersetorialidade - categorias teórico-práticas fundamentais no processo de formação profissional, na perspectiva de uma formação crítica, orientada para o exercício da cidadania - apoiam-se em Paviani (2005), Pereira (2014) e Pombo (2006). Traz também a compreensão de profissionais e estudantes que atuam no programa de extensão Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sobre práticas interdisciplinares e intersetoriais, valendo-se de suas narrativas e da elaboração de “descrições interpretativas” como síntese do conjunto dos entendimentos de profissionais e estudantes. Conclui-se que a mediação “formação profissional e realidade social” se dá por meio da extensão universitária na relação com o ensino e a pesquisa. A compreensão dos profissionais e estudantes que atuam no CAC indicam a necessária superação do conhecimento disciplinar, que isolado em si mesmo, não consegue acompanhar e compreender os movimentos que se estabelecem na permanente (re)construção da realidade e das relações sociais. Indica também que trata-se de um debate intenso a ser promovido no ambiente universitário envolvendo as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-Chave: Interdisciplinaridade. Intersetorialidade. Formação Profissional. Extensão Universitária.


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ISSN 2447-4622