Juventude rural e políticas públicas: avanços e limites

Autores

  • Rosana Maria Badalotti Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Maxemino Luiz Martinelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Cristiane Tonezer Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Sonia Bottega Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Resumo

Considerando a complexidade que envolve a categoria juventude e mais especificamente a juventude rural, parte-se do pressuposto de que uma definição, baseada em elementos físico/biológicos/comportamentais, não contempla a diversidade. Este artigo de revisão bibliográfica e documental analisa a relação entre juventude rural e políticas públicas, seus avanços e limites. As políticas públicas específicas para a juventude foram criadas a partir de 2004 e representam um processo de reconhecimento desta categoria na agenda pública do governo federal em parceria com a sociedade civil. Neste processo, os jovens em sua diversidade vêm reivindicando a efetivação de uma Política Pública de Estado, a consolidação de uma política para a juventude rural, um projeto de agricultura familiar que tenha como centro a juventude, a reforma agrária e uma mudança na estrutura fundiária.

Biografia do Autor

  • Rosana Maria Badalotti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Doutora em Ciências Humanas (UFSC). Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó
  • Maxemino Luiz Martinelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Graduado em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó.
  • Cristiane Tonezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Doutora em Desenvolvimento Rural como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS, Doutorado Sanduíche como Bolsista CNPQ na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Desenvolvimento Rural como Bolsista CNPQ pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS. Atuou como Gestora Executiva do Arranjo Produtivo Local APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari. É professora Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ. Atua principalmente nos temas referentes ao desenvolvimento territorial, desenvolvimento regional e desenvolvimento rural, políticas públicas, políticas sociais, agricultura familiar, geração e gênero, gestão agroindustrial.
  • Sonia Bottega, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Graduanda no Curso de Psicologia da Unochapecó

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais