A (NÃO) VOCAÇÃO PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS DAS EMPRESAS DE SELBACH/RS

João Paulo Gardelin, Amanda Guareschi, Rubieli Liandra Tartas, João Henrique Kolling Jaeger

Resumo


O estudo objetivou captar o comportamento estratégico das empresas do município de Selbach/RS sob a ótica da inovação e desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa quantitativa, baseada nos estudos de Miles e Snow (1978) e adaptada por Gardelin, Rossetto e Verdinelli (2013) em formato de questionário a fim de mensurar o comportamento estratégico das organizações. A população do estudo é formada pelas empresas do município de Selbach/RS e os dados primários foram coletados de uma amostra de 80 organizações no período compreendido entre outubro e novembro de 2016. Os resultados encontrados mostram que um predomina um comportamento analista entre as empresas pesquisadas. Constatou-se ainda que as empresas não apresentam predisposição para inovações e desenvolvimento de novos produtos, visto que no problema empreendedor o resultado mais incidente foi a de comportamento analista. Os resultados sugerem que o ambiente do município pode não ser propício para criação de inovações tecnológicas, não resultantes, portanto, de ambientes tecnológicos. Ainda, que as políticas públicas podem ser uma chave para a mudança de comportamento, ensejando a organização das empresas através de outras/novas formas de cooperação e de redes, que possibilitem a aquisição, transferência e compartilhamento de informações, conhecimento.

Texto completo:

Artigo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622