REPERCUSSÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO TERRITÓRIO DA REGIÃO CENTRO-NORTE (SINOP)/MT, AMAZÔNIA LEGAL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA DEMOGRÁFICA E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Alcione Talaska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Concórdia.
  • Almir Arantes Universidade do Mato Grosso do Sul (UNEMAT), Campus Sinop.
  • Aumeri Carlos Bampi Universidade do Mato Grosso do Sul (UNEMAT), Campus Sinop.
  • José Antônio Assumpção Farias Colégio Estadual Emílio Zuñeda, Alegrete RS.

Resumo

O governo brasileiro, no início do século XXI, com a finalidade de promover o desenvolvimento regional, efetivou diversos planos para a Amazônia Legal na intenção da dinamização econômica, melhor distribuição das atividades produtivas no território brasileiro e melhoria de indicadores socioeconômicos. Esses planos e projetos contribuíram, em alguma forma, para transformações territoriais das regiões de abrangência. No estudo, foram analisados os efeitos no processo de desenvolvimento da região Centro-Norte (Sinop), Mato Grosso, subespaço amazônico, tornando-se evidente, na conformação da região, diversas transformações no período analisado, desde aspectos sociais e econômicos, agroprodutivos, relacionados à apropriação privada da terra, e, inclusive, implicações ambientais. A despeito que as políticas públicas promovidas pelo Estado originaram e materializaram avanços socioeconômicos, o estudo aponta limitadores ao processo de desenvolvimento regional que não questiona tradicionais estruturas sobre as quais a sociedade se acenta e procura desenvolver-se.

Biografia do Autor

  • Alcione Talaska, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Concórdia.
    Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional, docente e pesquisador no Instituto Federal Catarinense, Campus Condórdia, Rodovia SC 283 - km 17 - CEP 89703-720 - Concórdia/SC, Brasil.
  • Almir Arantes, Universidade do Mato Grosso do Sul (UNEMAT), Campus Sinop.
    Historiador, Doutor em Desenvolvimento Regional
  • Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Mato Grosso do Sul (UNEMAT), Campus Sinop.
    Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela USC, Espanha. Docente dos Programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Av. dos Ingás, 3001. Campus de Sinop,  Sinop/MT, Brasil
  • José Antônio Assumpção Farias, Colégio Estadual Emílio Zuñeda, Alegrete RS.
    Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional, Professor do Ensino Técnico no Colégio Estadual Emílio Zuñeda, Alegrete RS.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional