DIMENSÃO CULTURAL E RELAÇÕES DE PODER DO E NO TERRITÓRIO ATRAVÉS DA MARCA TERRITORIAL

Autores

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

As marcas de natureza territorial carregam percepções acerca do território. Os atores sociais que as produzem se valem das identidades (territorial e cultural) e das representações contidas no território como matéria-prima para criar essas marcas. Além disso, permitem certa fluidez no discurso dos atores sociais. À vista deste contexto, indaga-se: de que forma as representações, as identidades e as relações de poder próprias do território estão inseridas em uma marca tomada como produto cultural no âmbito do Desenvolvimento Regional? O objetivo deste texto está centrado na compreensão sobre o uso de particularidades culturais do território numa marca territorial. O trabalho está ancorado nos estudos culturais e nos estudos urbanos, tendo o Circuito de Cultura de Du Gay (1997) como protocolo analítico. A pesquisa se justifica no aprofundamento da dimensão cultural no âmbito do Desenvolvimento Regional por intermédio da temática das marcas territoriais. Os resultados apontam para a articulação de representações, identidades e relações de poder na marca territorial, tomando-a como construção social e simbólica dos atores sociais e como artefato cultural.

Biografia do Autor

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

    Pós-Doutoranda em Cidade Digital Estratégica (PPGTU/PUCPR). Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC). Publicitária especialista em Branding e Place Branding (UNISC). Pesquisadora e Autora do livro "Identidade Territorial e Branding de Marcas Regionais". E-mail: goretti.giovana@gmail.com
    ORCID - http://orcid.org/0000-0003-0956-1341

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Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional