PESQUISA INTERDISCIPLINAR SOBRE MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NO VALE DO PARANHANA (RS): TRAJETÓRIA, INSERÇÃO SOCIAL E ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
  • Edemilson Pichek-Santos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
  • Samanta Andresa Richter PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
  • Tiago Hedler PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.

Resumo

Este estudo tem como objetivo mostrar o percurso metodológico da pesquisa sobre as imigrações contemporâneas e a inserção dos imigrantes ao Sistema Único de Saúde. Portanto, trata-se de um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa, exploratório-descritiva, no qual os sujeitos da pesquisa são haitianos, senegaleses, venezuelanos e colombianos, dos municípios de Igrejinha, Taquara e Rolante, localizados no Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento, o projeto propõe três fases: a primeira, uma revisão bibliográfica; a segunda, um estudo etnográfico e a terceira fase, entrevistas semiestruturadas. Com os resultados, se espera aprofundar o estudo acerca dos processos migratórios contemporâneos da região e, como ocorre a dinâmica de acesso dos imigrantes aos serviços de saúde.

Biografia do Autor

  • Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Daniel Luciano Gevehr é doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados. É professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua, ainda, como coordenador dos Cursos de História e de Geografia no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). É pesquisador integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de História da Imigração (CNPq), na Linha de Pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, das representações e da produção de narrativas visuais em espaços museológicos associados à imigração alemã no sul do Brasil. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Processos de Produção dos Espaços Urbanos, Ensino de História, Memória, Gênero, Processos identitários e suas relações com o desenvolvimento regional.
  • Edemilson Pichek-Santos, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Graduado em enfermagem e mestrando em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/FACCAT. Bolsista Capes.
  • Samanta Andresa Richter, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Graduada em enfermagem e mestranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/FACCAT. Bolsista Capes.
  • Tiago Hedler, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Graduado em Administração e mestrando em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/FACCAT. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional