MARKETING TERRITORIAL APLICADO AOS DISTRITOS INDUSTRIAIS: ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DO COREDE NOROESTE COLONIAL

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Jorge Oneide Sausen, Daniel Knebel Baggio, Sérgio Luís Allebrandt

Resumo


O distrito industrial é considerado importante para o desenvolvimento econômico e social, local e regional. Neste cenário, o marketing territorial é estratégia relevante para que sejam implementadas ações inovadoras e efetivas de empreendedorismo e desenvolvimento. Considerando o potencial mercado de indústrias e as demandas da região Corede Noroeste Colonial, no Rio Grande do Sul, este estudo buscou identificar, compreender e analisar as limitações e oportunidades das áreas industriais desta região, frente ao seu contexto, articulações entre os atores e dinâmicas territoriais de empreendedorismo e desenvolvimento, à luz das estratégias de marketing territorial. Utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica e entrevistas com agentes públicos e gestores empresariais das áreas industriais desta localidade. A configuração das áreas industriais tem se mostrado, em termos técnicos e políticos, restrita a iniciativas isoladas e individualizadas, demandando de estratégias de marketing territorial para reconfigurar os 4P´s do mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) e fortalecer a cooperação entre agentes públicos e privados, contribuindo para a captação de recursos e o desenvolvimento das dinâmicas territoriais através de ações eficazes de governança, empreendedorismo e inovação. Conclui-se que se bem planejados, articulados, implementados e comunicados, os distritos industriais e o marketing territorial contribuem para promover o desenvolvimento socioeconômico e a imagem do Corede Noroeste Colonial.


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ISSN 2447-4622