ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PRODUÇÃO LEITEIRA: UM ESTUDO DE MULTI CASO APLICADO

Autores

  • Joel Bonamigo da Silva Unochapecó
  • Daniela Di Domenico Unochapecó
  • Lídia Cruzetta Monteiro Unochapecó

Resumo

A produção de leite é significativa para o setor econômico e social do estado de Santa Catarina, sendo que a região oeste representa dois terços da produção estadual. Considerando a representatividade desta atividade para o setor agrícola regional, o objetivo deste estudo é analisar o nível de sustentabilidade ambiental na produção leiteira. Esta pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos de caráter exploratório, quanto aos procedimentos de múltiplos casos e com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista aplicada a 5 produtores rurais da região Oeste de Santa Catarina. A análise dos dados demonstrou que das 5 propriedades analisadas, 3 tiveram avaliações de seus parâmetros ambientais considerados excelentes, enquanto 2 receberam o enquadramento nos índices ambientais como bom. De forma geral, entre os 100 pontos possíveis às entidades atingiram nota máxima de 91 pontos e mínima de 47 e nota média geral de 68,8 pontos e através do enquadramento recebem o índice ambiental entre médio e bom. No entanto, observa-se a necessidade de melhorias em todos os índices e parâmetros ambientais especialmente na questão dos dejetos que são mais preocupantes no caso de contaminação dos mananciais de águas da região. De modo geral, pode se destacar a importância das ações ambientais praticadas na atividade leiteira que ajudam a minimizar os danos provocados ao meio ambiente tornando assim uma atividade economicamente viável sem deixar de ser ambientalmente adequada.

Biografia do Autor

  • Joel Bonamigo da Silva, Unochapecó
    Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável - (Unochapecó), Bacharel em Ciências Contábeis - (Unchapecó).
  • Daniela Di Domenico, Unochapecó
    Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (2010). Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2012). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (2016). Contadora CRC/SC. Atualmente é Professora Titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Coordenadora do Curso de Graduação de Ciências Contábeis (UNOCHAPECÓ). Tem experiência na área da Contabilidade, com ênfase em Contabilidade e Gestão Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas: Responsabilidade Socioambiental, Contabilidade da Gestão Ambiental, Contabilidade Internacional e Indicadores de Desempenho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento (UNOCHAPECO) e no Grupo Contabilidade, Organizações e Sociedade (UNOCHAPECÓ).
  • Lídia Cruzetta Monteiro, Unochapecó
    Aluna Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, turma 2017/2019) em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente, também cursando Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Docência para a Educação Profissional (2017/2018), pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Especialista Pós-Graduada em Desenvolvimento Regional Sustentável, pela Unochapecó (2015/2016). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Técnica em Alimentos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Tendo trabalhado como técnica de laboratório da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Campus São Lourenço do Oeste, SC. Experiência em indústria alimentícia. Possui registro no Conselho Federal de Química (CFQ). Atuou como responsável técnica da Karina Indústria de Alimentos LTDA, no departamento de controle de qualidade, desenvolvimento de produtos e produtividade. Trabalhou também na empresa Nutrisul S.A Produtos Alimentícios, na área de controle de qualidade, tendo experiência em liderança, análises laboratoriais e demais áreas que envolvem o setor. Atuou como professora no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) - Técnico em Administração na Rede Estadual de Educação e também como Professora Mediadora Presencial no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no curso MedioTec, Técnico em Administração EaD. No ano de 2018, praticou Estágio em Docência na Unochapecó nos cursos de Agronomia e Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 3 - Sustentabilidade socioambiental e Desenvolvimento