CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO HUMANIZADA PARA A REDUÇÃO DE CONFLITOS DE AGÊNCIA NO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: ESTUDO DE CASO EM UMA AGÊNCIA SICREDI

Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Daniel Knebel Baggio, Jorge Oneide Sausen

Resumo


O cooperativismo é processo relevante na promoção e transformação do desenvolvimento socioeconômico territorial. Paralelo a isto, alguns princípios do cooperativismo estão alicerçados nos pressupostos da gestão humanizada – que cada vez mais tem se constituído como um diferencial valorativo e competitivo para as organizações. Contudo, na prática, reconhece-se a evidência de conflitos nas cooperativas, com destaque para as cooperativas de crédito onde a dimensão financeira é mais evidente. Considerando tais aspectos, este estudo propôs, através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas e estudo de caso em uma agência pertencente à cooperativa Sicredi das Culturas RS, identificar em que pontos e até que pontos os princípios, estratégias e práticas da gestão humanizada podem contribuir para a redução de conflitos de agência no cooperativismo de crédito. Os resultados demonstram que a gestão humanizada contribui para minimizar conflitos através de práticas de empatia, diálogo, transparência, autoconhecimento, conhecimento e intercooperação, refletidas principalmente na comunicação e no relacionamento interpessoal, contribuindo para o desenvolvimento da cooperativa e do sistema Sicredi, e para transformações positivas na sociedade.


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ISSN 2447-4622