A ASSISTÊNCIA TÉCNICA PÚBLICA NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: um direito possível?

Autores

  • Bruna Rafaella Fabris Unochapecó.
  • Clarete Trzcinski Universidade da região de Chapecó - Unochapecó

Resumo

A lei 11.888 de 2008 procura garantir à população de baixa renda acesso à assistência técnica pública e gratuita a projetos e construção de moradia em seus municípios. Este artigo tem por objetivo analisar o cenário relacionado à aplicabilidade da lei de Assistência Técnica gratuita. Utilizou-se de metodologia quali-quantitativa, do tipo exploratório, realizado através de levantamento de dados por meio de questionário enviado por e-mail, a partir de uma abordagem bottom-up. O local da pesquisa foi à região da Associação do Oeste de Santa Catarina (Amosc). A devolutiva dos questionários atingiu uma amostra de 77% dos municípios. Os pesquisados foram 17 técnicos da área da Habitação de Interesse Social (HIS). Com os resultados pode-se observar que as demandas habitacionais estão concentradas na gestão da área de Assistência Social, embora esse aspecto a mantenha inserida num contexto de inclusão e igualdade social. Observa-se a falta de associação com a área do desenvolvimento urbano e engenharia. Ainda com os resultados da baixa operacionalização dos instrumentos de gestão da HIS e a carência de mecanismos de fiscalização e orientação à questões de moradia podem levar a falta da aplicabilidade da lei, associando-se a própria falta de estruturação da mesma. A partir dos pontos críticos evidenciados pela análise de conteúdo, observamos a desqualificação do corpo técnico e a carência de estrutura técnica para a aplicabilidade da Lei. Conclui-se que a capacitação aos técnicos que atuam com a Habitação de Interesse Social é de vital importância para que as famílias de baixa renda acessem o direito.

 

Palavras-chave: Habitação de Interesse Social; Assistência técnica; Oeste de Santa Catarina.

Biografia do Autor

  • Bruna Rafaella Fabris, Unochapecó.
    Engenheira Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, formação 2014. Engenheira Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, formação 2017. Pós-graduada em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projeto, UCAM-Prominas, formação 2018. Mestranda no Programa de Politicas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, 01/2017, bolsista UNIEDU com linha de pesquisa nas Políticas de habitação e saneamento ambiental.
  • Clarete Trzcinski, Universidade da região de Chapecó - Unochapecó
    Cursou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio no Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da PUC/RS (2017-2018). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Especialista em Gestão Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003). Graduação em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Processos de Gestão e Participação Social.

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Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional