RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE NA EMPRESA MTU MEDIANEIRA TRANSPORTE LTDA

Caroline da Rosa, Cristiane Ivete Bugs Vione, Maria Margarete Baccin Brizolla, Daniel Knebel Baggio

Resumo


RESUMO

O atual contexto de rápidas mudanças e competitividade faz emergir a necessidade de as organizações repensarem suas estratégias a fim de se adequarem às expectativas dos seus diferentes stakeholders e garantirem a sua perenidade. A responsabilidade social empresarial pode ser uma fonte de vantagens competitivas para as organizações quando encarada de modo estratégico. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar como a responsabilidade social corporativa pode ser considerada estratégia de competitividade na empresa MTU Medianeira Transporte Ltda., localizada no Rio Grande do Sul. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso único, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário com questões abertas à organização e pesquisa documental. Utilizou-se o modelo de Porter e Kramer (2006) para a coleta e análise dos dados. A partir da realização da pesquisa foi possível identificar práticas de responsabilidade social empresarial que vêm contribuindo com a competividade da organização, tais como a adesão ao programa Parceiros Voluntários, preocupação com a emissão de poluentes, Programa Sinal Verde para a Vida, arrecadação de alimentos e roupas, entre outros. Verificou-se que a responsabilidade social é encarada de modo estratégico pela organização, fazendo parte dos processos e práticas organizacionais. As ações de responsabilidade social ocorrem em parceria com secretarias municipais e em algumas ações contam também com o auxílio da comunidade.

 

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Competitividade. Sustentabilidade. Transporte.


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ISSN 2447-4622