TURISMO ACESSÍVEL: AVALIAÇÃO DOS MUSEUS DE SÃO BORJA NA REGIÃO DAS MISSÕES JESUÍTICAS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Cláudio Gabriel Soares Araújo Universidade Federal do Pampa - Unipampa - campus São Borja
  • Kellem Paula Rohãn Araújo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR - campus São Borja.
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - campus São Borja/RS

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a avaliação da acessibilidade nos museus de São Borja. Estes equipamentos são destinados a atender a demanda do turismo e a demanda local de visitantes. Para esta avaliação foram desenvolvidas quatro etapas: a primeira foi realizada através de estudos sobre: acessibilidade, turismo e legislação; a segunda etapa consistiu numa pesquisa de campo que utilizou método misto com a observação direta e sistematizada das características físicas dos museus através da aplicação dos modelos de questionários apresentados pelo Ministério do Turismo no Mapeamento e Planejamento da Acessibilidade em Destinos Turísticos; a terceira etapa foi à análise dos dados obtidos durante a pesquisa de campo; na etapa final foi realizada a construção teórica contendo a pesquisa e os principais resultados obtidos. A avaliação mostrou que os esforços realizados para promover acessibilidade ainda se mostram insuficientes para atender a legislação e as necessidades da pessoa com deficiência, mesmo que alguns destes equipamentos recebam visitantes nesta condição. Contudo notou-se que o Museu de Casa Getúlio Vargas e o Memorial João Goulart estão em melhor condição de atender pessoas com deficiência, pois estes passaram por reformas que, entre outras realizações, lhes conferiram recursos de acessibilidade, enquanto que o prédio do Museu Municipal Apparício Silva Rillo e o Museu Ergológico da Estância carecem de adaptações para melhor atender pessoas com deficiência. Por consequência desta avaliação, entende-se que a administração pública deve realizar investimentos na infraestrutura destes equipamentos para então oferecer produtos e serviços de qualidade aos turistas e visitantes.

Biografia do Autor

  • Cláudio Gabriel Soares Araújo, Universidade Federal do Pampa - Unipampa - campus São Borja
    Discente do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas - PPGPP - da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; Discente do curso de Gestão do Agronegócio pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Especialista em Administração Pública Municipal pela Universidade Aberta do Brasil - UAB e Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2018); Especialista em Administração da Qualidade pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018); Tecnólogo em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFar (2016); Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFar (1995). Atuação profissional junto a EMATER-RS/ASCAR exercendo cargo/função de Extencionista Rural de Nível Médio - Técnico em Agropecuária - Classificador Vegetal reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA.
  • Kellem Paula Rohãn Araújo, Instituto Federal Farroupilha - IFFAR - campus São Borja.
    Graduanda em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFAR - campus São Borja. Estagiária do Centro de Atendimento ao Turista - CAT - convênio Secretaria Estadual de Turismo e IFFAR atuando junto ao Centro Unificado de Fronteira São Borja/BR-Santo Tomé/AR e estagiária na Secretaria Municipal de Turismo de são Borja/RS.
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - campus São Borja/RS
    Professora adjunta, Professora do corpo permanente e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Coordenadora do curso de Geografia Licenciatura – EAD - UNIPAMPA/UAB. campus São Borja/RS.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional