Burguesia industrial e a construção de uma agenda gaúcha de desenvolvimento: uma análise a partir dos posicionamentos da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) nas eleições de 2018.

Autores

  • Marco André Cadoná UNISC

Resumo

Com base nos posicionamentos políticos da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) no contexto das eleições de 2018, o artigo apresenta a agenda de desenvolvimento defendida pela burguesia industrial no Rio Grande do Sul. Depois de resgatar a participação da FIERGS na discussão sobre o desenvolvimento no Rio Grande do Sul, desde os anos 1980, são analisados os cinco temas que estruturaram a agenda de desenvolvimento, defendida por essa fração subnacional da burguesia industrial no Brasil durante as eleições de 2018: 1. Segurança jurídica, desburocratização, simplificação e eficiência administrativa/tributária do setor público; 2. Infraestrutura e logística; 3. Adequação do tamanho e peso do setor público, estabilidade macroeconômica e financiamento; 4. Inserção externa e novas tecnologias; 5. Empreendedorismo, indústria e sociedade.

Biografia do Autor

  • Marco André Cadoná, UNISC
    Graduado em Filosofia, Mestrado em Sociologia e Doutorado em Sociologia Política. É professor e pesquisador na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), onde atua em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 2 - Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento regional