A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO (1975-2017): uma análise histórico-econômica

Autores

  • FRANCIS RÉGIS GONÇALVES MENDES BARBOSA Doutorando na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Toledo). Professor efetivo na Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS - Ponta Porã)
  • PERY FRANCISCO ASSIS SHIKIDA Professor da Unioeste/Toledo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a expansão da agroindústria canavieira na região Centro-Oeste (de 1975 a 2017) com ênfase em aspectos histórico-econômicos, destacando os principais condicionantes, potencialidades e limites dessa agroindústria na região. Os principais resultados apontam que o ritmo de crescimento da área colhida, da produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Centro-Oeste foi superior a produção média nacional, resultando no contínuo aumento da importância dessa agroindústria canavieira no cenário nacional, apoiado nos condicionantes favoráveis para sua expansão (notadamente condições edafoclimáticas, topografia das terras propícia ao uso de mecanização, etc.), apesar dos limites apontados pela literatura (logística de transporte, instabilidade no mercado de etanol, etc.). As projeções de mercado nacional e internacional para o açúcar, etanol e cogeração de energia são favoráveis à consolidação da importância econômica da agroindústria canavieira na região Centro-Oeste no cotejo regional e nacional.

Biografia do Autor

  • FRANCIS RÉGIS GONÇALVES MENDES BARBOSA, Doutorando na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Toledo). Professor efetivo na Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS - Ponta Porã)
    Economista (UFMS), Mestre em Agronegócios (UFGD), doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE (Toledo-PR).
  • PERY FRANCISCO ASSIS SHIKIDA, Professor da Unioeste/Toledo.
    Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor da Unioeste/Toledo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional