A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E PRINCÍPIOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA CREDITÍCIA
Resumo
A governança corporativa é um dos temas mais debatidos no contexto atual, de maneira especial pela sua importância na redução dos conflitos de agência. Tendo em vista que também no setor cooperativo, a empregabilidade de determinados princípios pode corroborar no aperfeiçoamento da gestão e da relação entre cooperados, administradores, funcionários e sociedade, limitando riscos e conflitos inerentes a esse tipo de entidade, objetivou-se neste estudo avaliar como a governança corporativa pode contribuir para resolver os conflitos de agência e sustentar à administração de uma organização cooperativa crédito. Para tanto, utilizou-se como caminho metodológico uma pesquisa aplicada, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. Os resultados apontam que as práticas adotadas pela cooperativa em análise estão em conformidade com os princípios básicos de governança, visto que a organização dispõe de controles internos eficazes, adequação dos serviços prestados e supervisão externa das ações realizadas, mitigando assim, os conflitos de agência entre principais e agentes. Conclui-se com a pesquisa que mesmo a cooperativa não dispondo de uma área interna responsável pela sua Governança Corporativa, as desenvolvidas estão em conformidade com os Princípios de Governança Corporativa descrito pelo IBGC. Desse modo, evidencia-se que as ações implantadas pela entidade contribuem para mitigar os conflitos de agência na instituição.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.