GÊNERO E SUCESSÃO RURAL: PERSPECTIVAS DAS ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Graziela Corazza, Raquel Breitenbach

Resumo


Apesar de as mulheres estarem conquistando maior espaço no ramo agrícola, ainda persiste um ambiente não igualitário, com uma divisão sexual do trabalho e a invisibilidade do trabalho feminino. Em cursos voltados a área agrícola, observa-se a adesão cada vez maior do público feminino, sendo importante que as instituições de ensino contemplem discussões de gênero e diversidade. O presente trabalho objetivou identificar as intenções e perspectivas de permanência no campo e sucessão rural das jovens mulheres estudantes do IFRS – Campus Sertão. A pesquisa é quantitativa e os dados empíricos foram obtidos através de um questionário fechado, aplicado em sala de aula – contemplando todos os níveis acadêmicos e a totalidade dos jovens que se auto declararam rurais, estudantes do IFRS Campus Sertão. Os dados foram analisados estatisticamente pelo programa PSPP, gerando análises univariadas e bivariadas (teste Chi-square). Como resultados, destaca-se a hegemonia do gênero masculino nos cursos das ciências agrárias, bem como o maior interesse destes por questões relacionadas à permanência na propriedade rural. As jovens mulheres estudantes ainda encontram um ambiente de menor oportunidade para participação nas atividades e na tomada de decisão nas propriedades rurais, bem como recebem menor incentivo dos pais para ficar na propriedade e serem sucessoras. Consequentemente, elas têm menor interesse em ser gestora ou sucessora da propriedade rural.

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ISSN 2447-4622