ESPACIALIDADE E INDICADORES EDUCACIONAIS NO ESCOPO DO TERRITÓRIO DA MESORREGIÃO GEOGRÁFICA SUDESTE PARANAENSE.
Resumo
RESUMO: Já iniciaram os estudos preliminares para o novo Censo Demográfico 2020 no Brasil. Serão novos dados coletados e novos indicadores construídos, nas várias áreas do conhecimento, sobretudo, esses números coletados devem apontar uma nova e atualizada realidade nacional. Logo, este artigo inquire uma apreciação da espacialidade sobre dados e indicadores educacionais divulgados nos três últimos Censos do IBGE, nomeadamente, em analises e comparações no recorte do Território Da Mesorregião Geográfica Sudeste Paranaense. Esse Território é configurado por 21 municípios, foco do estudo, que está dividido geograficamente em quatro microrregiões: 1) - Microrregião Geográfica Prudentópolis. 2) - Microrregião Geográfica Irati, 3) - Microrregião Geográfica União da Vitória e; 4) - Microrregião Geográfica São Mateus do Sul. Os mesmos se caracterizam por possuírem: baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), grande número de beneficiários da política pública do Programa Bolsa Família (PBF), baixo dinamismo econômico na geração de emprego e renda, pouco dinamismo industrial e tendo como principal atividade econômica a exploração agropecuária, principalmente, em atividades associadas à agricultura familiar. O método aplicado é o exploratório-descritivo, tendo como base a coleta dos dados divulgados pelos censos. Assim sendo, a apreciação é no recorte territorial, sobre a evolução medida em porcentagens dos indicadores demográficos, IDHM, e na área da educação fundamental, ensino médio e ensino superior, para entender se houve crescimento e ou desenvolvimento nesse território. Entrementes, a sua relevância está na apreciação e análise territorial, por meio dos indicadores educacionais, que de certa forma, indicam se teve crescimento econômico, social e desenvolvimento comunitário na espacialidade da região sudeste paranaense.
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