ESPACIALIDADE E INDICADORES EDUCACIONAIS NO ESCOPO DO TERRITÓRIO DA MESORREGIÃO GEOGRÁFICA SUDESTE PARANAENSE.

Autores

  • REINALDO KNOREK UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CENTRO OESTE
  • ANCELMO SCHÖRNER UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CENTRO OESTE
  • RUI PEDRO JULIÃO UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Resumo

RESUMO: Já iniciaram os estudos preliminares para o novo Censo Demográfico 2020 no Brasil. Serão novos dados coletados e novos indicadores construídos, nas várias áreas do conhecimento, sobretudo, esses números coletados devem apontar uma nova e atualizada realidade nacional. Logo, este artigo inquire uma apreciação da espacialidade sobre dados e indicadores educacionais divulgados nos três últimos Censos do IBGE, nomeadamente, em analises e comparações no recorte do Território Da Mesorregião Geográfica Sudeste Paranaense. Esse Território é configurado por 21 municípios, foco do estudo, que está dividido geograficamente em quatro microrregiões: 1) - Microrregião Geográfica Prudentópolis. 2) - Microrregião Geográfica Irati, 3) - Microrregião Geográfica União da Vitória e; 4) - Microrregião Geográfica São Mateus do Sul. Os mesmos se caracterizam por possuírem: baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), grande número de beneficiários da política pública do Programa Bolsa Família (PBF), baixo dinamismo econômico na geração de emprego e renda, pouco dinamismo industrial e tendo como principal atividade econômica a exploração agropecuária, principalmente, em atividades associadas à agricultura familiar. O método aplicado é o exploratório-descritivo, tendo como base a coleta dos dados divulgados pelos censos. Assim sendo, a apreciação é no recorte territorial, sobre a evolução medida em porcentagens dos indicadores demográficos, IDHM, e na área da educação fundamental, ensino médio e ensino superior, para entender se houve crescimento e ou desenvolvimento nesse território. Entrementes, a sua relevância está na apreciação e análise territorial, por meio dos indicadores educacionais, que de certa forma, indicam se teve crescimento econômico, social e desenvolvimento comunitário na espacialidade da região sudeste paranaense.

Biografia do Autor

  • REINALDO KNOREK, UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CENTRO OESTE
    DOUTOR E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PÓS DOUTOR EM GEOGRAFIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PELA UNIVERSIDADE NOVA DE  LISBOA E PÓS DOUTORANDO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL CENTRO OESTE- UNCENTRO.
  • ANCELMO SCHÖRNER, UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CENTRO OESTE
    Doutor em História Pós-doutorado pelo Programa de História da Universidade Federal FluminenseProfessor do Departamento de História da Unicentro/PR - campus de Irati
    Programa de Pós-Graduação em História - UNICENTRO - PRPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - UNICENTRO - PR
  • RUI PEDRO JULIÃO, UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
    DOUTOR EM GEOGRAFIA.  Professor do Programa de Doutoramento em Geografia e Desenvolvimento Regional da Universidade Nova de  Lisboa.

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Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional