ALTA SOROCABANA UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL A PARTIR DO CAFÉ

Autores

  • Cesar Augusto Ilódio Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Fabio Ricci Universidade de Taubaté - Unitau (SP)
  • Adriana Leônidas de Oliveira Universidade de Taubaté - Unitau (SP)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma avaliação do processo de desenvolvimento regional da região alta sorocabana, a partir do café, apontando através de bases bibliográficas o processo ocorrido na região e sua transformação baseada nos principais munícipios do período histórico da ascensão do café. A região da Alta Sorocabana, está localizada na região Oeste do Estado de São Paulo e sua composição atual abriga 36 munícipios, segundo o IBGE e a fundação Seade, perfazendo uma região bastante importante ao Estado por razões econômicas. Esta teve seu processo de evolução decorrente de diversas variáveis, mas principalmente a partir do processo de expansão das ferrovias, que tornaram o acesso a ela facilitado e que permitiram a expansão produtiva do café, algodão, cana de açúcar e outros produtos agrícolas, possibilitando assim à condição destes poderem ser escoados a outras regiões e até mesmo levados a exportação. Em virtude de sua extensão territorial está também se tornou atrativa aos desbravadores que lá foram instalando se e constituindo vilarejos que mais tarde se tornaram cidades referências a região, por um ou outro fator. O presente trabalho foi organizado de forma a propiciar entendimento do leitor, mesmo que leigo ao assunto, sem deixar de atender ao objetivo proposto. Para isto, este artigo está dividido em quatro partes, além de seu resumo, sendo estas: (1) referencial teórico, que aborda a teorização sobre o assunto tratado; (2) método, descrevendo os procedimentos adotados pelos autores; (3) discussão; e, por último, (4) considerações.

Biografia do Autor

  • Cesar Augusto Ilódio Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    Administrador, especialista em Administração e Marketing Esportivo, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Doutorando em Políticas Públicas e Tecnológicas e professor do quadro permanente do IFSP.
  • Fabio Ricci, Universidade de Taubaté - Unitau (SP)
    Graduado em História (USP), possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de História, com ênfase em HISTÓRIA ECONÔMICA, atuando principalmente nos seguintes temas: história regional, desenvolvimento econômico, industrialização, história econômica, jornalismo empresarial e Vale do Paraíba(são paulo)
  • Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté - Unitau (SP)
    Possui graduação em em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, atuando como Diretora do Departamento de Psicologia e como professora no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional/Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional). Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, saúde do trabalhador, desenvolvimento humano e regional, gestão de pessoas, qualidade de vida, qualidade de vida no trabalho, cultura organizacional e interculturalidade.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional