POLÍTICA EDUCACIONAL SUSTENTAVEL NA VISÃO PREDITIVA DAS MATRÍCULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO PARANA: A PRÁXIS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR).

Gilmar Jose Hellmann, Maclovia Correa da Silva

Resumo


O estudo ousa interpretar as matrículas do Ensino Básico do Estado do Paraná, ano base 2016, como possibilidade preditiva para a planificação das atividades de Ensino Médio na Autarquia Federal do IFPR. Propõe-se que no estudo quantitativo aplique-se noções de território e territorialidade, mediados por parâmetros sociais, sugeridos pela metodologia “la prospective estrategique”, a fim de atender a diversidade local e regional que caracteriza o país. Para contribuir com a missão institucional é necessário considerar indicadores correlacionados direta ou indiretamente as matrículas, educacionais e populacionais, além de parâmetros legais, procedimentos administrativos, metodologias de pesquisa e de análise. Utilizou-se o software Tableau para a síntese quantitativa, focando-se nos anos finais do Ensino Fundamental, que precedem o Ensino Médio, foco principal do IFPR. Tal práxis podem ser replicada Instituições Educacionais, nos setores públicos e privados, auxiliando na predição de políticas públicas para a equilíbrio (sustentável) entre oferta educacional e demanda regional.

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ISSN 2447-4622