POLÍTICA EDUCACIONAL SUSTENTAVEL NA VISÃO PREDITIVA DAS MATRÍCULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO PARANA: A PRÁXIS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR).

Autores

  • Gilmar Jose Hellmann UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA
  • Maclovia Correa da Silva

Resumo

O estudo ousa interpretar as matrículas do Ensino Básico do Estado do Paraná, ano base 2016, como possibilidade preditiva para a planificação das atividades de Ensino Médio na Autarquia Federal do IFPR. Propõe-se que no estudo quantitativo aplique-se noções de território e territorialidade, mediados por parâmetros sociais, sugeridos pela metodologia “la prospective estrategique”, a fim de atender a diversidade local e regional que caracteriza o país. Para contribuir com a missão institucional é necessário considerar indicadores correlacionados direta ou indiretamente as matrículas, educacionais e populacionais, além de parâmetros legais, procedimentos administrativos, metodologias de pesquisa e de análise. Utilizou-se o software Tableau para a síntese quantitativa, focando-se nos anos finais do Ensino Fundamental, que precedem o Ensino Médio, foco principal do IFPR. Tal práxis podem ser replicada Instituições Educacionais, nos setores públicos e privados, auxiliando na predição de políticas públicas para a equilíbrio (sustentável) entre oferta educacional e demanda regional.

Biografia do Autor

  • Gilmar Jose Hellmann, UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA
    Minha formação acadêmica ressalta o conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas, formalizado no Mestrado em Desenvolvimento Regional nas Áreas Economicas e Educacionais; respaldada na Graduação em Administração. Contudo, destaco a base formativa nas Ciências Humanas (Filosofia e Historia, com passagem pela Pedagogia). Na vida profissional atuei no setor educacional privado e publico, de Ensino Básico e Superior (ambas na Docência e Gestão). Nos últimos anos, a experiência e os estudos fomentaram o interesse pela pesquisa em temas pertinentes e transversais da Economia Local, Desenvolvimento Regional, Educação Técnica e Cientifica, Gestao do Conhecimento entre outros.

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Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 2 - Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento regional