NOTAS SOBRE O GASTO SOCIAL DO GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL (2013-2017)

Autores

  • FRANCIS RÉGIS GONÇALVES MENDES BARBOSA Doutorando na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Toledo). Professor efetivo na Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS - Ponta Porã)
  • JANDIR FERRERA DE LIMA Professor e pesquisador da UNIOESTE (Toledo-PR).

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi quantificar e analisar o gasto social do governo de Mato Grosso do Sul no período de 2013 a 2017. Na mensuração do gasto social foram contempladas as funções Educação e Cultura, Saúde, Saneamento Básico, Trabalho, Assistência e Previdência Social, Habitação e Urbanismo, Segurança Pública, Judiciária e Essenciais à Justiça, Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia e Transportes. Os resultados demonstraram que o gasto social do governo de Mato Grosso do Sul aumentou sua participação relativa na receita total, receita corrente líquida e despesa total, em termos reais e per capita, a despeito do déficit orçamentário do governo. A prioridade do governo estadual foi o gasto social, associado a externalidades positivas, que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população dessa unidade federativa.

Biografia do Autor

  • FRANCIS RÉGIS GONÇALVES MENDES BARBOSA, Doutorando na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Toledo). Professor efetivo na Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS - Ponta Porã)
    Economista (UFMS), Mestre em Agronegócios (UFGD), doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE (Toledo-PR).
  • JANDIR FERRERA DE LIMA, Professor e pesquisador da UNIOESTE (Toledo-PR).

    Doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Mestre em Economia (UFBA) e Bacharel em Ciências Econômicas (UNICRUZ). Professor dos Programas de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE (Toledo-PR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional